Cabelo de homem é mais fácil: Será?

Bom dia, boa tarde, boa noite! Quem fala é o Mário, talvez vocês não saibam quem eu sou, mas sou um dos sócios do site! Temos o Lucas e o Pedro também. O texto foi redigido pela Thainá, caso precisem de uma redatora só entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

“Cabelo de homem é bom porque é só lavar e nem importa o xampu”, ERRADO!

homem lavando o cabelo

Se você já ouviu essa frase ou pensa que cabelo masculino só necessita de lavagem, até mesmo com sabonete, vem com a gente, esse texto é para você!

O corpo masculino também precisa de cuidados, do fio do cabelo ao dedão do pé, mas temos, vez ou outra, crenças tolas de que cuidados específicos são para mulheres. Como, por exemplo no caso de cabelo. A única vantagem real dos homens sobre às mulheres, com relação aos cuidados com o cabelo, é o comprimento, já que grande parte da população masculina tem o cabelo curto, mesmo assim, não é uma vantagem universal, já que tem crescido o número de homens adeptos ao uso de cabelo longo.

homem cabeludo

O cabelo masculino, independentemente do tamanho, exige cuidados tão específicos quanto o cabelo feminino. Começando pelo mais básico: xampu, condicionador e creme de pentear. Estes itens são fundamentais para cuidados com QUALQUER cabelo. Mas, entrando nos cuidados mais característicos de acordo com cada tipo de cabelo, não é qualquer linha capilar que se adequa a qualquer cabelo. Existem diferentes tipos de cabelos, de diferentes texturas, cada um desses tipos exigem um cuidado diferente e uma linha diferente de produtos capilares.

Podemos dividir os cabelos em quatro tipos: Liso, Ondulado, Cacheado e Crespo. Dentro desses quatro tipos, existem diferentes texturas que se dão pela curvatura. O cabelo liso tende a ser mais oleoso, enquanto o cabelo crespo tende a ser mais ressecado, por isso um determinado creme que beneficia um, pode prejudicar o outro. Logo, o cabelo masculino, tal como o cabelo feminino necessita de cuidados específicos para um cabelo saudável.

tipos de cabelo
Fonte: Homem no Espelho

Assim, as dicas que daremos para o cuidado com o cabelo podem parecer demasiadamente “blogueirinhas capilares do youtube”, mas não podemos descartar os cuidados indicados para um cabelo deslumbrante. Afinal, independentemente do gênero, ninguém quer ter um cabelo opaco, quebradiço ou oleoso.

Lavagem…. Não lave o cabelo com sabonete.  É uma primeira dica, infelizmente, necessária. Alguns homens acreditam que o cabelo só precisa estar limpo e que qualquer coisa para o corpo, que espume, pode fazer isso. Cabelo se lava com xampu. As dicas de lavagem são universais, lavar o cabelo com água quente prejudica o cabelo, porque abre a cutícula do fio deixando-o mais vulnerável aos efeitos naturais do dia-a-dia (como sol, fumaça, gases urbanos, etc.), enquanto a lavagem com água fria garante a selagem dessas cutículas, garantindo brilho e mais proteção aos fios. O ideal, segundo dermatologistas, é lavar com água morna e finalizar com a água fria. Se você tem cabelo curto, até pouco abaixo das orelhas, o ideal é que seja lavado todo dia para controle da oleosidade e para evitar que fungos e micro-organismos se desenvolvam no couro cabeludo; cabeludos, evitem a lavagem diária, ela resseca o cabelo de vocês.

É fundamental que o seu tipo de cabelo seja identificado antes da compra do xampu, para encontrar o xampu que mais se adequa às necessidades do seu cabelo. Não tem muito mistério, o cabelo liso – identificado como tipo 1A, 1B e 1C – é aquele sem qualquer ondulação, é bastante sedoso, pois a oleosidade natural atinge as pontas sem dificuldade. O liso natural pode ser classificado em fino, médio e grosso pela textura dos fios. Nesse caso, xampus com controle de oleosidade são grandes aliados do cabelo liso. No entanto, alguns cabelos lisos podem necessitar mais de hidratação do que outros, por essa razão, componentes do produto farão toda a diferença na hora da escolha, alguns xampus de plantas e frutas oferecem diferentes tipos de cuidados com os fios, ainda mantendo o controle à oleosidade. O cabelo sempre mostrará um resultado imediato de compatibilidade (ou não) com o produto após a lavagem.

O cabelo ondulado – identificado como 2A, 2B e 2C – tem uma pequena ondulação em forma de ‘S’. Porém, a raiz permanece lisa em todas as texturas. O cuidado é muito próximo do cabelo liso, já que a oleosidade ainda tende a ser grande nessa categoria, com o pequeno diferencial de exigir produtos que mantenham as curvas, para aqueles que não querem perder as ondas.

Já o cabelo cacheado – identificado como tipo 3A, 3B e 3C – tem maior nível de curvatura e tendem a ser mais ressecados, já que a oleosidade natural do cabelo tem mais dificuldade de chegar às pontas devido ao “caminho tortuoso”. É um tipo de cabelo que exige produtos com óleos naturais e extrato de hidratação. Costuma ser mais opaco, visto que A presença de cachos diminui a superfície, ou seja, chega menos luz e, portanto, ela é menos refletida. É bastante volumoso. Necessita de um cronograma capilar de, pelo menos, 15 em 15 dias.

O cabelo crespo – identificado como 4A, 4B e 4C – é facilmente reconhecido por seu volume, já que ele tende a ser bem alto, é bastante ressecado e tendem a demonstrar poucos sinais de crescimento devido à densidade de sua curvatura. Os produtos para os cabelos de tipo 4 são completamente voltados para hidratação e reposição de oleosidade, mesmo assim, para o tipo 4 também é indicado um cronograma capilar mais rígido de hidratação e nutrição.

O cronograma capilar é uma rotina extra de cuidados com cabelo, ela consiste em hidratação, nutrição e restauração. Pode ser feita com cremes específicos, óleos capilares e vegetais, plantas e junção estratégica entre cremes e poupas de plantas. O cronograma garante cabelos mais saudáveis e bonitos.

Você deve escolher seu xampu a partir dessas informações. Atualmente, existem diferentes marcas de produtos capilares que produzem linhas voltadas para homens, segundo especialistas, existem uma pequena diferença hormonal entre o produto feminino e o masculino, a primeira diz respeito ao controle da oleosidade, a segunda é porque PH do cabelo feminino tende a ser mais ácido por questões hormonais. No entanto, também afirmam que não há grandes danos com o uso de xampus comuns.

Vale ressaltar que mesmo um xampu que dê certo para o seu cabelo, a partir de três meses de uso, deve-se observar se o produto ainda oferece o mesmo resultado do início do uso, caso não, ele deve ser substituído por algum tempo. Outro fator importantíssimo é que o xampu e o condicionador devem ser da mesma marca e linha. O uso diário do condicionador em cabelos curtos pode aumentar a oleosidade, por isso é recomendando o uso apenas três vezes na semana, exceto em casos de cabelos compridos ou crespos.

Pós lavagem, os cuidados seguem indispensáveis. É interessante usar um creme de pentear da mesma linha do xampu e do condicionador, além de ajudar no controle dos fios, ele garantirá a continuidade do tratamento oferecido pela linha utilizada. O uso de gel é bastante discutível, já que a maioria das marcas apostam no álcool na composição do produto para garantir secagem rápida e fixação, o que faz com que o cabelo fique ressecado e quebradiço. O uso de secadores de vapor quente também pode ser evitado, pois o vapor quente causa o mesmo efeito da água quente sobre os fios. O ideal é que o cabelo seja levemente secado com a toalha ou secadores que oferecem a temperatura ambiente.

Cabelos tingidos, descoloridos ou matizados também pedem um cuidado especial. Desde a linha de produtos utilizadas até os cuidados pós lavagem. Cabelos descoloridos necessitam de mais hidratação, exigindo também um cronograma de cuidados à parte.

Assim como os cabelos em queda. Existem produtos especiais que podem retardar a queda de cabelos devido aos nutrientes contidos em sua fórmula, com um uso contínuo, acompanhado de uma boa alimentação, a calvície pode ser evitada por anos. Bonés e chapéus, quando usados com grande frequência, podem ser causadores de caspas e queda de cabelo. Por isso é bom evitar seu uso diário.

Diferenças hormonais à parte, cabelo masculinos e femininos exigem o mesmo cuidado, gênero não é desculpa para desleixo, um cabelo limpo e bem cuidado é bem visto em qualquer espaço.

E se você estiver perdendo muito cabelo, temos uma solução: use Minoxidil! Temos preços bacanas e entrega por nossa conta! Só clicar no Banner abaixo, nos vemos na próxima!banner minoxidil

Conheça um projeto inovador, encontre uma  barbearia perto de você! Acesse o Barbearia Club!

Autor Mário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *